Textículo (*) s. m., texto ridículo; texto pequeno. (* não existe no dicionário)
6.10.08

Sociedades, culturas e religiões desenvolveram-se em torno de padrões ou ideologias, práticas e crenças, delas resultaram, normas, valores e instituições, todas elas com a predisposição para resistir ou incorporar a mudança, que surge do contacto com outras, de estímulos internos, ou ainda de alterações no contexto em que estas existem. Estes "edifícios" cresceram durante séculos. Alturas houve em que foram agentes de desenvolvimento, noutras, a mais rígida fortaleza conservadora.


O ódio é uma emoção, intensa, de rancor profundo, revelado muitas vezes no desejo de restringir ou mesmo destruir aquilo que se odeia, culpando-o das suas más-sortes, protegendo a auto-estima ou fortalecendo os laços duma comunidade contra o "mal" (os outros).

As emoções e as arquitecturas matam! A jovem curda assasinada, Du'a Khalil Aswad, por amar um jovem doutra crença. Madhukar Ghate, na India, da casta Dalit(os intocáveis, a mais baixa das castas) por construir um poço. E tantos outros, desconhecidos. As emoções e as arquitecturas tambem constroem obras magníficas, lançam-nos em busca de novos mundos, unem pessoas. Concentremo-nos, nestas.

link do post texticulos, às 11:15  | comentar