Textículo (*) s. m., texto ridículo; texto pequeno. (* não existe no dicionário)
Aventureiro introvertido; Sensível idiosincratico; Conversador tranquilo; Solitário na multidão; Dedicado desregrado;
texticulos@sapo.pt
6.1.09

"...defender a honra!". Kom kariakas, honra? Preferia sofrer uma infecção de hemerróidas, ao menos não são aberrações mentais. Bem, depende onde se tenha a cabeça. Não é mais que melindrosa vaidade infantil embrulhada em desesperada afirmação.

Os militares são altamente sensíveis a este conceito de honra, desde a recruta dissimulam a sua actividade, que consiste em matar, violar, pilhar e queimar, massacrar aldeãos, gerando viúvas, orfãos e prisioneiros, tudo isto em memória de camaradas caídos, a bravura da cavalaria e da sua nobre superioridade. Durante séculos deu azo, também, a duelos de capa e espada entre gente praticante da consanguinidade, a mesma nobreza de à pouco. Um duque, um conde, aparentemente uma besta qualquer consideraria inaceitável, que de cavalgadura tratassem a sua avó, o que faria da digna quadrúpede, tia do ofensor, para ai. Atiraria uma luva ao chão dando início ao Duelo que teria lugar num Campo de Honra, onde após um qualquer ritual digno de gansos com o cio, brincariam de espada em riste até que um furasse o outro, deixando-o à mercê duma peritonite. Tudo isto evoluiu para pistolas e tudo o mais que causar matar, motorizadas e carros em estradas escuras e desertas e determinadas danças num qualquer beco, etc.

De todos os sintomas de ego fraco, este deverá ser o mais embaraçoso e perigoso. (Nas mulheres, normalmente, significa castidade, também aqui uma péssima ideia ainda que não tão fatal. Quando for pai vou ter de digerir esta frase com uma pitada de sal.) A coragem é admirável quando não praticada por criminosos e soldados. A lealdade aos amigos numa adversidade é recomendável. A decência dá uma certa aura a que a pratica ocasionalmente. Honestidade? Vale a pena tentá-la, estando certos das suas consequências. Honra? É indicação de fraco carácter.

link do post texticulos, às 09:34  | comentar

eXTReMe Tracker
 
federação