Textículo (*) s. m., texto ridículo; texto pequeno. (* não existe no dicionário)
Aventureiro introvertido; Sensível idiosincratico; Conversador tranquilo; Solitário na multidão; Dedicado desregrado;
texticulos@sapo.pt
12.10.09

O teorema da incompletude de Gödel(talvez o maior lógico desde Aristóteles, o dos silogismos), também designado por teorema da indecidibilidade demonstra que qualquer teoria axiomática recursivamente enumerável e capaz de expressar algumas verdades básicas da aritmética não pode ser, ao mesmo tempo, completa e consistente. Ou seja, existirão sempre proposições verdadeiras numa teoria consistente que não podem ser demonstradas ou negadas.

 

Para quem não saiba, o que escrevi atrás é um dos pilares da computabilidade e por consequência da informática. Alan Turing debruçou-se sobre o assunto e chegou à conclusão não ser possível demonstrar se para qualquer tipo de input dado a um programa, a execução deste termina ou fica indefinidamente a "correr". São este tipo de paradoxos que se debruça a disciplina da Complexidade.

 


Existirão sempre questões que não podem ser respondidas à luz da axiomática das nossas vidas embora possam estar bem definidas.

 

 

tags:
link do post texticulos, às 15:26  | comentar

De Caluda a 12 de Outubro de 2009 às 20:07
Eu diria mesmo que
"Existirão sempre questões que não podem ser respondidas". Ponto.
Parágrafo :)

De ianita a 12 de Outubro de 2009 às 20:07
Assim por outras palavras... o coração tem razões que a razão desconhece... a pragmática, como a ciência não podem nem conseguem explicar tudo. E por isso existe o amor, a fé e etc. e tal... para preencher lacunas.

Kisses

De Sayuri a 12 de Outubro de 2009 às 23:08
Olha, ... gosto muito do quadro! :)

eXTReMe Tracker
 
federação